Covid-19: Pessoas com mais de 80 anos entram na 1ª fase do plano de vacinação

Todas as pessoas com mais de 80 anos de idade vão ser incluídas na primeira fase do plano de vacinação contra a covid-19, anunciou hoje o coordenador do plano, Francisco Ramos.

Francisco Ramos, citado pela Agência Lusa, considerou que esta é “provavelmente a mais importante” alteração ao plano de vacinação do país, uma decisão justificada pelo aumento da incidência da doença.

“Aquilo que fica integrado no plano é manter o grupo dos 50 aos 79 anos com as comorbilidades, mas incluir também todas as pessoas com mais de 80 anos, independentemente de qualquer comorbilidade ou patologia que tenham”, adiantou Francisco Ramos, que falava em Lisboa durante a apresentação da atualização do plano de vacinação.

Segundo as autoridades de saúde os utentes que não são seguidos no Serviço Nacional de Saúde (SNS) vão ter de se inscrever para a vacinação contra a covid-19 num formulário disponibilizado pelas autoridades na internet.

De acordo com a informação disponibilizada no endereço https://covid19.min-saude.pt/vacinacao/, as autoridades de saúde pedem aos cidadãos para esperarem até serem contactados pelos serviços de saúde, mas dizem que os utentes não seguidos no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e os profissionais de saúde “em prática isolada e que não estejam inscritos numa ordem profissional” devem inscrever-se num formulário próprio.

Em Portugal já foram vacinadas mais de 255 mil pessoas. A vacinação em lares termina esta semana, na próxima arranca junto de profissionais de serviços essenciais.