222 pessoas já receberam incentivos para se mudarem para o interior

A medida “Emprego Interior MAIS”, recebeu até ao final de dezembro um total de 207 candidaturas, que correspondem a 740 pessoas, incluindo, além dos candidatos, os elementos do agregado familiar.

De acordo com a nota de imprensa enviada à RCC, “foram já aprovadas 77 candidaturas, o que significa que 222 pessoas já se mudaram para territórios do interior e beneficiaram deste apoio do Estado. O montante de apoios aprovado ascende a 230 mil euros”.

O apoio financeiro direto a conceder a quem se mudar para o interior será de 2.633 euros, a que acresce uma majoração de 20% por cada elemento do agregado familiar (até ao limite de 1.316 euros). O custo de transportes de bens também é comparticipado, até ao limite de 878 euros.

“Quase metade dos candidatos com processos aprovados são jovens até aos 34 anos (45% do total) e quase dois terços (64%) têm habilitações de nível superior. A maioria das candidaturas aprovadas (50) são relativas a processos de trabalho por conta de outrem, sendo que 22 candidaturas são relativas à criação do próprio emprego e 5 candidaturas são de pessoas que criaram empresas”.

Pelo “Emprego Interior MAIS” são, assim, abrangidos os trabalhadores desempregados ou empregados à procura de novo emprego que se mudem para territórios do interior. Os beneficiários terão de ter um contrato a tempo completo (com duração mínima superior a um ano) sendo que, está também abrangida a criação do próprio emprego.

Esta medida, que é operacionalizada pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), integra o programa Trabalhar no Interior e tem financiamento assegurado por fundos europeus através dos Programas Operacionais Regionais Norte 2020, Centro 2020, Alentejo 2020 e CRESC Algarve 2020.