CooLabora auxiliou 245 vitimas de violência doméstica em 2020

O Gabinete de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica da CooLabora registou, de 1 de Janeiro a 31 de Dezembro, 123 novas situações de violência doméstica. No ano de 2020 foram atendidas um total de 245 vítimas, o que representa um aumento de 9,4% em relação a 2019.

A instituição frisa, em nota de imprensa, que “estes dados nos dão conta de uma redução de 8,9% do número de processos novos em relação a 2019”. No entanto, houve “um aumento de 37,1% de vítimas acompanhadas em anos anteriores que precisaram novamente de apoio, num total de 122 pessoas”.

A CooLabora revela que se “verificou um agravamento do tipo de violência sofrida” e que se registou “um aumento do número de pessoas a formalizar denúncia”. Acrescenta que houve também “um aumento do número de pessoas idosas que precisaram de apoio”.

Ainda assim, a instituição salienta que há sinais positivos, dado que “mais de meia centena as pessoas tiveram a força e coragem de sair de relações violentas, mostrando que há sempre uma alternativa à violência”.

A CooLabora assegura que “em 2021 o Gabinete de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica continuará a prestar serviços de apoio emocional, de informação jurídica e de encaminhamento social de forma gratuita e confidencial (mesmo durante o novo confinamento que agora se inicia).


Foto: página da Coolabora