ULS Guarda amplia área Covid graças à doação de 18 camas pela “Aconchegar”

A Unidade Local de Saúde da Guarda recebeu ontem 10 camas de articulação elétrica oferecidas pela iniciativa Aconchegar, que permitem equipar um novo espaço de internamento Covid-19, no Hospital Sousa Martins, na Guarda. Hoje chegam mais 8 camas de articulação e elevação elétricas, anuncia a instituição.

Segundo nota de imprensa da ULS “o novo espaço já está a ser instalado numa área ampla junto dos Internamentos Covid e ficará em funcionamento ainda esta semana”.

Recordar que a ULS Guarda, atingiu os 100% de ocupação das camas covid-19 na segunda-feira e “em resposta a um pedido de ajuda formulado foi possível mobilizar em tempo recorde 18 camas elétricas, 18 colchões e 36 guardas metálicas para entregar ao Hospital Sousa Martins”, salienta Nuno Miguel Guerra, porta-voz da iniciativa Aconchegar.

De acordo com informação disponibilizada à agência Lusa pela ULS da Guarda, presidida por João Barranca, o Hospital Sousa Martins tinha na segunda-feira 120 camas para internamento (incluindo 16 em cuidados intensivos) e estão 116 ocupadas, dispondo apenas de quatro camas nas duas unidades de cuidados intensivos. As unidades de internamento Covid 1 (com capacidade para 44 doentes), Covid 2 (capacidade para 38 doentes) e Covid 3 (capacidade para receber 22 doentes) estavam à data com uma taxa de ocupação de 100%.

O projeto Aconchegar nasceu como resposta à necessidade de levar conforto a quem mais precisa, é coordenado pela Fundação São João de Deus e pelo Chapter Português da International Association of Microsoft Channel Partners (associação de parceiros Microsoft em Portugal), contando com o apoio de um número alargado de embaixadores do setor empresarial e da sociedade civil que, sem interesses empresariais, políticos ou religiosos, contribuem para o sucesso da iniciativa.

O objetivo do projeto é ajudar a equipar Estruturas de Apoio de Retaguarda (EAR) e hospitais, através da aquisição e doação de equipamentos necessários ao reforço da capacidade de internamento destas estruturas, nomeadamente com a aquisição de camas articuladas manuais e elétricas, guardas metálicas e colchões anti escaras.

“Estamos muito gratos com a prontidão de resposta e com esta oferta da Iniciativa Aconchegar, que possibilita aumentar a nossa capacidade ao nível do Internamento Covid-19, tão necessária no atual período de pressão em que nos encontramos”, sublinha João Pedro Barranca, presidente do Conselho de Administração da ULS da Guarda, citado no documento.

“Reconhecemos e agradecemos penhoradamente a importância destas iniciativas solidárias da sociedade civil, que nos ajudam a manter a prestação adequada de cuidados de saúde”, frisa.