Artigo de aluno da UBI entre os 10 melhores em conferência internacional

Um artigo apresentado por Gonçalo Pacheco, Mestre em Engenharia Aeronáutica pela Universidade da Beira Interior (UBI), na 21st Annual Conference on Liquid Atomization and Sprays Systems foi nomeado para a lista de 10 melhores trabalhos apresentados no evento científico internacional.

Segundo a instituição, o trabalho, que esteve em destaque no congresso que decorreu em outubro, na Universidade de Jiangsu, “aborda o impacto ambiental e a dependência de combustíveis fósseis no sector aeronáutico, numa altura em que a procura por combustíveis alternativos e ecológicos é um dos principais desafios para este sector, no futuro”.

“Neste contexto, o trabalho de Gonçalo Pacheco examina as características de ignição e combustão de gotas isoladas de jet-A1 (JF), óleo vegetal hidroprocessado (NExBTL) e suas misturas num forno de queda livre (DTF)”.

Os restantes autores do artigo são os professores André R. R. Silva, professor auxiliar do Departamento de Ciências Aeroespaciais e coordenador científico da unidade I&D AEROG sediada na UBI, e Mário Costa, professor catedrático do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, falecido no passado mês de junho.

Gonçalo Pacheco é e atualmente aluno de doutoramento do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa.