UBI coordena projeto internacional para o desenvolvimento de regiões de montanha

O projeto Re-UNITA é um novo projeto H2020 dentro da Universidade Europeia UNITA. Vai promover a ciência, a inovação e o empreendedorismo, tendo como ponto de partida a relação entre as academias e o tecido empresarial. A dotação global é de dois milhões de euros, informa a UBI.

A Universidade da Beira Interior (UBI) vai liderar o pacote de tarefas relacionado com a transferência do conhecimento científico para o tecido empresarial das regiões onde se situam as universidades UNITA. Isto acontece depois da aprovação do Re-UNITA, o primeiro projeto candidatado pelas seis academias que compõem o consórcio europeu, que terá a dotação de dois milhões de euros.

À UBI caberá coordenar o Multipolar Virtual Science Innovation Park, com financiamento de 307 mil euros. O trabalho a desenvolver destina-se a dar um contributo para o desenvolvimento das regiões de montanha e transfronteiriças dos territórios onde se encontram sediadas as seis universidades UNITA, mas que são igualmente desafios globais da atualidade.

O projeto vem complementar o projeto UNITA original, de modo a desenvolver uma agenda comum de investigação e inovação em torno de três tópicos: património cultural, energias renováveis e economia circular.

Outras ações incidirão também na mobilidade de cientistas e na atratividade dos territórios da UNITA, bem como na partilha de infraestruturas, no reforço da cooperação com a comunidade envolvente (incluindo cidadãos e sociedade civil), e na transferência de conhecimento e desenvolvimento de práticas de ciência aberta.

O pacote de tarefas que é liderado pela UBI, em concreto, tem como objetivo aprofundar a cooperação entre as academias e o mundo empresarial. Pretende favorecer a criação de empresas baseadas na I&D desenvolvida com a cooperação das universidades, fortalecendo a economia das regiões envolvidas na UNITA.