Tu’na Talk: A magia regressa à Covilhã

A EncantaTuna, tuna Académica Feminina da Universidade da Beira Interior (UBI), promoveu, na passada sexta-feira, o primeiro episódio do “Tu’na Talk”

Inês Maio, magister da EncantaTuna, explicou que este projeto já estava planeado desde o primeiro confinamento, mas só foi possível organizá-lo e realizá-lo este ano. Sublinhou ainda que o “Tu’na Talk” “surgiu como forma de colmatar a necessidade de conviver com outras tunas, mas sobretudo de manter e fortalecer as ligações entre essas mesmas”.


O primeiro episódio, divulgado a 12 de março, contou com a presença das seis tunas da Covilhã:  as Moçoilas, a C’a Tuna aos Saltos, a Tuna Orquestra Académica J’Ubi & Tokuskopus, a Desertuna e a Tuna-MUs. Segundo a magister da EncantaTuna, não teria sido possível começar este projeto sem convidar as tunas da casa.

Estes “Tu’na Talk”“são também uma forma de mantermos as tunas ativas, e uma maneira de perceber como elas conseguiram contornar o grande obstáculo da pandemia” explicou Inês Maio. A magíster afirmou ainda que o “Tu’na Talk” não veio substituir o “Feitiço” e que poderão continuar a sair novos episódios, mesmo depois da pandemia, “o que tentámos fazer foi apenas arranjar maneira de colmatar a dificuldade de não estarmos juntas”.

Os próximos “Tu’na Talk” anunciados contarão com a presença de tunas de todo o país, sejam femininas, masculinas ou mistas, de maneira a mostrar a diversidade que existe. Os dois outros episódios serão divulgados dia 19 e 26 de março, pelas 21h no Youtube da EncantaTuna

-Mathilde Amaral