AM recomenda: Covilhã deve perpetuar Álvaro Ferreira Pinto com nome de rua

O recente desaparecimento do urologista Álvaro Ferreira Pinto motivou vários votos de pesar na Assembleia Municipal da Covilhã, apresentados pelos grupos do PSD, PS e De Novo Covilhã e todos aprovados por unanimidade.

O movimento independente De Novo Covilhã, no preâmbulo do documento, frisa que “a sua memória deve ficar perpetuada na cidade com o nome de uma rua”, esperando que “a Câmara Municipal da Covilhã lhe preste tal reconhecimento”, disse Luís Fiadeiro em nome daquele grupo municipal.


Álvaro Ferreira Pinto, um dos mais reconhecidos urologistas do país e que teve um papel essencial para a criação do primeiro serviço de Urologia nesta região faleceu a 29 de janeiro.

A assembleia, por proposta do grupo municipal do Partido Socialista aprovou ainda mais 4 votos de pesar.

Lamentou-se o recente falecimento de João dos Santos Saraiva que era, desde 2018, presidente do Arsenal de S. Francisco e esteve ligado a diversas coletividades ao longo da sua vida.

José Malaca que foi um dos fundadores do CCD Leões da Floresta. Além de estar ligado ao associativismo, foi também tesoureiro na extinta freguesia de S. Martinho.

Foi ainda aprovado um voto de pesar pela morte de Carlos Monteiro, de 78 anos, figura conhecida da sociedade covilhanense pelo seu envolvimento em diversas coletividades, tendo sido o primeiro presidente da extinta Junta de Freguesia da Conceição.

O PS apresentou ainda um voto de pesar pelo falecimento de Sampaio Lopes, antigo presidente da Câmara Municipal do Fundão e Governador Civil.

Todos os votos foram aprovados por unanimidade e foi guardado um minuto de silêncio no decorrer dos trabalhos.