Idanha-a-Nova pretende dinamizar Centro Hípico para promover cavalo lusitano

O Município de Idanha-a-Nova celebrou um protocolo com a Associação de Criadores de Cavalos Lusitanos da Beira Interior (ACCLBI) para colaboração na atividade desenvolvida por esta organização na defesa e promoção da raça equina Puro-Sangue Lusitano.

“O objetivo é estreitar a colaboração com a Associação de Criadores de Cavalos Lusitanos da Beira Interior, no sentido da sua atividade ser desenvolvida a partir de Idanha-a-Nova, em especial do Recinto da Feira Raiana. Pretendemos dinamizar ali um Centro Hípico para que as crianças e outros interessados tenham um espaço para andar a cavalo e ter contacto com esses animais”, refere o Presidente da Câmara de Idanha-a-Nova.


Armindo Jacinto adianta que “as infraestruturas já existentes naquele recinto, nomeadamente o Picadeiro, deverão ser reforçadas para funcionamento do Centro Hípico durante todo o ano”.

A ACCLBI, com sede em Idanha-a-Nova, representa mais de 30 coudelarias e criadores de Cavalos Lusitanos, “um símbolo da excelência de Portugal e para muitos o mais belo e mais nobre dos equinos”, descreve a nota de imprensa.

O protocolo foi assinado na sexta-feira, 26 de fevereiro, pelo presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, e pelo presidente da associação Carlos Andrade e o secretário da direção Rui Manteigas.

Para a ACCLBI, este protocolo é uma oportunidade para potenciar e alargar as atividades desenvolvidas em torno da promoção do Cavalo Puro-Sangue Lusitano e do concelho de Idanha-a-Nova.

O desenvolvimento de ações de colaboração, em áreas como a educação, a formação, a atividade turística ou a organização de eventos, irá contribuir para a realização dos objetivos da Associação.

Foto: Associação de Criadores de Cavalos Lusitanos da Beira Interior