Teixoso: Mural de homenagem aos teixosenses marca aniversário da vila

Para assinalar os 93 anos do Teixoso, a Junta de Freguesia local promoveu a pintura de um mural que “pretende homenagear o povo do Teixoso e, em particular, as mulheres teixosenses pelo papel que sempre tiveram na sociedade, como mães e como trabalhadoras”, refere a autarquia em nota de imprensa.

O aniversário celebra-se a 8 de março, e, “uma vez impedidos de o assinalar com a presença de público e com um programa cultural”, a junta “optou por esta homenagem”, explica em nota de imprensa.


O mural é da autoria da artista Patrícia Diniz Cunha e nele podem observar-se “representações da vida quotidiano da primeira metade do século XX, como a tecelagem manual, o enchimento de canelas, o lavar da roupa na ribeira e as vindimas”.

Para além das mulheres a obra pretende ainda “homenagear” o passado da vila e “todos os protagonistas que, ao longo destes 93 anos, contribuíram para o engrandecimento” do Teixoso, “nos variados domínios”, sustenta a junta, vincando que este “evoca e faz perdurar uma imagem da nossa identidade coletiva e nos deve orgulhar”, conclui.