Conferência de Arquitetura aborda o conceito atual de museu

O Ciclo de Aulas Abertas Pensar e Fazer Museu(s), organizado pela unidade curricular de Projeto IV do Mestrado Integrado em Arquitetura da Universidade da Beira Interior (UBI), realizou a conferência “O que é um museu?”.

A sessão realizou-se no passado dia 30 de março às 14h, em formato digital, pela organização de Patrícia Santos Pedrosa, Jorge Marum e Rogério Galante. O evento contou com a presença de Cristina Veríssimo, arquiteta e uma das fundadoras do atelier CVDB Arquitetos, que deu testemunho da sua experiência e abordagem em projetos relacionados com museus.


Na primeira parte, a oradora falou sobre concursos relacionados com museus como forma de transmitir informações relevantes sobre a ideia atual de museu. “Hoje em dia, o que é o espólio é uma coisa muito especial e convém a cada um de nós pensar no que é que estamos a apresentar, como apresentamos, quem é que estamos a dignificar”, salienta Cristina Veríssimo. Especialista no assunto, organizou a sua apresentação distinguindo três tipos de museus, nomeadamente, museu percurso, contentor ou paisagem. Na segunda parte da sessão, foram esclarecidas várias dúvidas apresentadas pelos alunos e feitos agradecimentos por parte dos organizadores.

Ao longo do evento, salientou-se a importância das experiências da convidada, dando ideias, instrumentos de trabalho e algumas reflexões para os projetos dos alunos do Mestrado Integrado de Arquitetura. A turma da unidade curricular Projeto IV tem o desafio de apresentar uma proposta para a criação do futuro museu da cidade de Trancoso.

O Ciclo de Aulas Abertas Pensar e Fazer Museu(s) terminará com a sessão “Derivações de um museu” com a convidada Célia Gomes, no dia seis de abril às 14h. O Núcleo de Estudantes de Arquitetura da Universidade da Beira Interior (NAUBI) disponibilizou e divulgou a ligação Zoom pelo Facebook.

-Ana Paula Matias