Covid-19: Beira Interior avança no desconfinamento. Mêda fica em alerta

A terceira fase do desconfinamento arranca na próxima segunda-feira, confirmou António Costa, no final do Conselho de Ministros desta quinta-feira. Reabrem escolas secundárias, universidades, restaurantes, pastelarias, lojas e centros comerciais, mas não em todo o país. Há 11 concelhos que são exceção.

Há 7 concelhos considerados de risco que vão ficar para trás, Alandroal, Albufeira, Beja, Carregal do Sal, Figueira da Foz, Marinha Grande e Penela, que apresentam mais de 120 casos de Covid-19 por cem mil habitantes nos últimos 14 dias e que permanecerão, para já, na segunda fase do plano.


Moura, Odemira, Portimão e Rio Maior, regressam ao confinamento e esplanadas, lojas, ginásios e museus fecham para além de que não poderão sair desses concelhos, a não ser por razões válidas.

Na Beira Interior todos os concelhos avançam no desconfinamento, mas há 1, Mêda, que está entre os 13 que ficam sob alerta até à próxima avaliação.

São 13 municípios que se encontram, neste momento, com uma taxa de incidência superior a 120 e que, caso se mantenham assim na próxima reavaliação, terão de travar o desconfinamento. São eles: Aljezur, Almeirim, Barrancos, Miranda do Corvo, Miranda do Douro, Olhão, Paredes, Penalva do Castelo, Resende, Valongo, Vila Franca de Xira, Vila Nova de Famalicão e Mêda na Beira Interior.