Comissão Vitivinícola Beira Interior promove 2º Concurso de Gastronomia

A Comissão Vitivinícola da Região da Beira Interior está a organizar o 2º Concurso de Gastronomia e Vinhos da Beira Interior – O Beira Interior Gourmet. O concurso vai abranger restaurantes de todo o país, “dado o êxito da primeira edição de 2020”, refere a nota de imprensa.

Através desta iniciativa pretende-se “valorizar (sobretudo) os vinhos DO Beira Interior e IG Terras da Beira e os seus produtores, promovendo a excelência na restauração da região”.


De acordo com o documento, “foi reunido um júri das áreas da cozinha, turismo, cultura, ensino, jornalismo e enologia”, que irá visitar os restaurantes inscritos no Beira Interior Gourmet. “A presidência do júri está a cargo de Fernando Melo, conceituado crítico de vinhos e comida”. Haverá 3 categorias a concurso, nomeadamente cozinha tradicional/regional, cozinha criativa/evolutiva e cozinha europeia e do mundo.

O período de inscrição decorre até ao próximo dia 16 de maio, onde cada restaurante definirá um menu a preço controlado, que irá estar disponível ao grande público entre 28 de maio a 25 de julho, altura em que o júri visitará todos os restaurantes concorrentes.

A iniciativa, insere-se “na estratégia de promoção do enoturismo da região, onde a recentemente criada Rota dos Vinhos da Beira Interior, faz deste evento uma aposta no desenvolvimento da região”.