Fundão: Centro Assistencial cria serviço para apoiar grávidas e recém-nascidos em risco

O Centro Assistencial, Cultural e Formativo do Fundão, CACFF, vai ter a funcionar uma “nova resposta social”, segundo avança a instituição em nota de imprensa.

Trata-se do denominado “Centro de Apoio à Vida”, CAV, que irá “dar apoio e acompanhamento a mulheres grávidas ou puérperas que se encontrem em situação de risco emocional ou social, às suas famílias e filhos recém-nascidos até um ano de vida”, explica o documento.


A “ausência de apoio familiar ou de condições afetivas que lhes permitam assegurar uma maternidade responsável; a instabilidade emocional relacionada com a maternidade que possa afetar o normal desenvolvimento da gravidez; existência de comportamentos ou realização de atividades que ponham em perigo a sua saúde ou do nascituro; as condições socioeconómicas que colocam estas jovens em situações particulares de vulnerabilidade, ou que afetam a sua estabilidade familiar”, estão na génese deste apoio.

De acordo com os responsáveis este centro vem colmatar “uma lacuna que urge preencher neste território”. O CAV será assegurado por uma equipa técnica multidisciplinar, constituída por um técnico de serviço social, um psicólogo, por um educador social, coadjuvada por auxiliares de serviços gerais e um administrativo, com afetação adequada ao número dos respetivos utilizadores e outros.

Segundo é explicado esta resposta integra 2 modalidades de intervenção, nomeadamente o acompanhamento e atendimento e o acompanhamento e acolhimento.

O acolhimento será diretamente desenvolvido em instalações do CAV ou diretamente promovido noutra estrutura da comunidade vocacionada para o efeito, assegurando sempre o acompanhamento integrado dos seus utilizadores, “num ambiente securizante, digno e acolhedor, terá a capacidade de acolher na modalidade de Acompanhamento e Acolhimento 10 vagas e na modalidade de Acompanhamento e Atendimento 20 vagas”, frisa ainda o documento.