Ana Freitas é a candidata do PS à Câmara Municipal de Gouveia

Ana Freitas, atual líder da bancada do PS na Assembleia Municipal de Gouveia, foi anunciada hoje, como candidata socialista à presidência da Câmara de Gouveia nas eleições autárquicas.

Ana Freitas é, desde 2013, deputada independente à Assembleia Municipal pelo PS e líder da bancada socialista na Assembleia Municipal, desde 2017, e integra a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Gouveia.


Em declarações à agência Lusa, Ana Freitas diz que tomou a decisão de se candidatar pela “necessidade de mudança” que as pessoas com quem se relaciona diariamente lhe “têm feito sentir”. “Foram elas que me pediram para ser a próxima presidente da Câmara Municipal de Gouveia”, salientou.

Para Ana Freitas, hoje, “mais do que estradas, rotundas ou eventos esporádicos e inconsequentes, as populações anseiam por qualidade de vida”, e as novas políticas autárquicas “terão de dar resposta a uma sociedade mais exigente e esclarecida, que deseja ser mais transparente, mais equitativa, mais justa, mais ecológica e mais digital”.

“O concelho de Gouveia precisa, para a próxima década, de pessoas jovens e dinâmicas, dotadas de visão estratégica e de capacidade para estabelecer pontes com o Governo central, de forma a aproveitar as oportunidades de desenvolvimento que irão surgir com a descentralização de competências, com a Agenda 2030 e com o Plano Nacional de Recuperação e Resiliência. O posicionamento do concelho para estes desafios será crítico para as gerações futuras de gouveenses”, reforça a candidata do PS.

Segundo Ana Freitas, Gouveia “perdeu tanto nos últimos 20 anos que estas eleições, pela oportunidade de mudança que representam, talvez possam ser consideradas as mais importantes dos últimos 47 anos de democracia”.

Na sua candidatura Ana Freitas aponta como eixos programáticos a transição digital, a transição energética, a sustentabilidade ambiental, o incentivo à participação pública e a diplomacia económica “capaz de criar condições para empreendedores e empresários desenvolverem as suas atividades, com uma sustentada visão de futuro”.

O nome de Ana Freitas para liderar a lista do PS à presidência da Câmara de Gouveia foi aprovado pela concelhia e ratificado pela Comissão Política Distrital do PS da Guarda.