Município do Fundão assina protocolo para a constituição do Living Lab Agrotech 4.0

O Município do Fundão assinou um protocolo para a constituição do Living Lab Agrotech 4.0, que tem como “principal objetivo o desenvolvimento de uma agenda mobilizadora para a inovação agrícola em Portugal”, informou o município fundanense.

Este protocolo foi assinado pelo Município do Fundão, a CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal, a Altice, o Instituto Politécnico de Bragança através do Laboratório Associado para a Sustentabilidade e Tecnologia em Regiões do Interior – SusTEC, o MORE – Laboratório Colaborativo Montanhas de Investigação e a INOVA-RIA – Associação de Empresas para uma Rede Inovação em Aveiro.


Segundo a nota de imprensa, o Living Lab Agrotech 4.0 pretende desenvolver de forma colaborativa e participada, uma agenda mobilizadora para a inovação agrícola em Portugal, “consolidando o ecossistema de desenvolvimento, experimentação e validação de tecnologia aplicada à agricultura através de uma estreita ligação entre empreendedores e agricultores”, atendendo aos objetivos de desenvolvimento sustentável.

Citado em nota de imprensa o presidente da Câmara Municipal do Fundão, Paulo Fernandes, refere a constituição deste Living Lab como “um marco importante no percurso que o município iniciou há alguns anos para reforçar a ligação entre as novas tecnologias e o mundo rural, duas características que hoje se encontram bem presentes no Fundão, cuja interligação deve ser trabalhada de forma colaborativa, estruturada e com a devida escala de atuação que esta rede agora permitirá”.

A cerimónia contou com a presença da secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, que referiu que o Living Lab Agrotech 4.0 “promove a colaboração entre parceiros empresariais, entidades do sistema científico e tecnológico e o município, criando um ecossistema de inovação, visando o reforço da capacidade de investigação, inovação e transferência de conhecimento e tecnologia no setor agrícola, enquanto promove o seu crescimento de forma sustentável e resiliente”.

“Efetivamente, são projetos como este que permitirão atrair investimento e pessoas qualificadas para o Interior do país”, salientou.

Para a CAP, “a assinatura do protocolo Agrotech 4.0 é um marco importante na implementação da inovação e digitalização no mundo rural, ao agregar empresas, municípios e representantes dos agricultores constituindo-se, desta forma, os vasos comunicantes necessários à implementação de uma agenda mobilizadora para a inovação agrícola em Portugal alinhada com os grandes objetivos do Programa Digital Europeu”, referiu o Secretário Geral, Luís Mira.

O diretor executivo do MORE CoLab, Andrey Romanenko, referiu que “esta iniciativa, perfeitamente alinhada com a missão do laboratório colaborativo, permite dar respostas concretas aos desafios do setor e potencia uma maior divulgação das soluções que serão desenvolvidas pelo ecossistema de inovação, aproximando-as ao utilizador final nas condições específicas e assegurando a viabilidade técnica e económico financeira. Permitirá, ainda, projetar a inovação nacional no mercado internacional”.

O protocolo foi assinado no passado dia 13 de junho, na Feira Nacional de Agricultura.