Fundão assinala Centenário do Batismo de Amália Rodrigues com missa e concerto

A Paróquia, o Município e a União de Freguesias do Fundão comemoram o centenário do Batismo de Amália Rodrigues com “um programa religioso e cultural de homenagem” à fadista, amanhã, dia 10 de julho.

Será celebrada, às 19:00h, na Igreja Matriz do Fundão, a missa de ação de graças, que terá “um coro litúrgico constituído por jovens músicos do concelho do Fundão”, com “instrumentos que habitualmente acompanham o fado”, como guitarra portuguesa, viola de fado e baixo ao estilo de fado.


As comemorações do centenário seguem às 21:30h, na Igreja Matriz do Fundão, com um “concerto musical, no qual serão cantados fados do repertório de Amália Rodrigues”, informa o município fundanense.

A missa e o concerto estão sujeitos à limitação de lugares, de acordo com as normas da Direção-Geral de Saúde.

O bilhete para o concerto é gratuito, mas é necessário levantá-lo previamente na A Moagem – Cidade de Engenho e das Artes ou na Secretaria Paroquial, nos respetivos horários de expediente.

O município fundanense informa, ainda que no sábado “a Igreja Matriz estará encerrada durante todo o dia para as montagens técnicas, abrindo 30 minutos antes da Missa e 30 minutos antes do concerto”.

Amália Rodrigues foi batizada no dia 6 de julho de 1921, na Igreja Matriz da Paróquia do Fundão, diocese da Guarda.

Para mais informações poderá enviar e-mail para bilheteira.cultura.cmfundao@gmail.com ou ligar 275 773 032.

A par destas iniciativas, o município do Fundão promoveu, no passado dia 4 de julho, a sétima edição do Concurso de Fado “Amália Rodrigues” e tem patente, até dia 5 de setembro, n’ A Moagem, a exposição “Amália e a Polifonia Beirã”, com curadoria de Pedro Novo.