PCP considera que o Governo usou de “manigância” na redução das portagens

A Direção da Organização Regional (DORCB) do PCP diz que é “inaceitável” o “esquema” utilizado pelo Governo para não aplicar na íntegra a medida de redução de 50% nas portagens. “A manigância do Governo na aplicação da redução vai ser derrotada pela luta”, garantem os comunistas em comunicado.

O documento sublinha que a opção de aplicar a redução de 50% das portagens ao preço de 2011, e não ao preço atual, “desvirtua a medida aprovada”.


“O que parece mesquinhez é afinal mais um exemplo de opções de submissão cega às regras do défice”, sustenta ainda o PCP. No documento reafirma “a valorização da redução alcançada”, acrescentando que “vai continuar a lutar contra as injustiças introduzidas com as portagens que limitam o desenvolvimento da região, pela abolição das portagens nas Ex SCUT e pela reversão das ruinosas parcerias público-privadas”.

O executivo da DORCB do PCP relembra ainda o “papel negativo de PS, PSD e CDS na recusa sucessiva, ao longo dos anos, das propostas do PCP para a eliminação das portagens, muitas vezes com posições contraditórias na Assembleia da República e na região”, conclui.