Fases Finais dos CNU na Covilhã e Fundão vão “ficar para a história”

As Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU) serão um “evento marcante” e que ficará para a “história”, disse convicto Ricardo Nora, presidente da AAUBI, ontem, na cerimónia de apresentação e sorteio deste evento desportivo.

Entre 19 e 30 de julho, a Covilhã e o Fundão serão o palco deste evento, que trará à região mais de mil estudantes/atletas, para a atribuição de 12 títulos de campeão nacional, nas modalidades de andebol, basquetebol, futsal, voleibol, rugby, futebol 11 e futebol 7.


Sílvio Mariano, vice-reitor da UBI, disse que durante os dias da competição, os municípios da Covilhã e Fundão serão o “centro de Portugal”, no que diz respeito à “grande festa” que é o desporto universitário, reforçou.

O presidente da AAUBI diz que este é o “maior evento desportivo nacional a nível universitário”, e a edição de 2021, graças à retoma deste evento anual, é a “demonstração da força e da resiliência do movimento associativo estudantil” que representa milhares de jovens.

Ricardo Nora, destacou ainda que esta é uma iniciativa “agregadora” que “une a força de dois municípios” e o apoio de várias entidades, para realizar provas em 10 instalações desportivas da região. É também um “exemplo” pela sua diversidade, multiculturalismo e ecletismo”, acrescentou.

Vítor Pereira, presidente da Câmara Municipal da Covilhã destacou o efeito “integrador” dos CNU que “mobilizam” e promovem o intercâmbio entre universidades. Este evento desportivo é um “exemplo de espírito de equipa”, de “força” e das “sinergias” que se podem criar, sustentou.

João Sobrinho Teixeira, secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior no seu discurso salientou o valor do desporto na “saúde, socialização, formação e integração” dos jovens e estudantes. “Alguém que pratica desporto é alguém que está a contribuir para o bem coletivo”, conclui.

André Reis, presidente da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) sublinhou que a direção da federação, seguiu o “caminho mais difícil”, ou seja, o de “seguir em frente” com este evento. Assumiu esta posição para não se “perder esta geração” e “dar a oportunidade a estudantes-atletas de viverem esta experiência”.

O presidente da FADU acrescentou que esta competição promove a “valorização do interior”, e aqui se vê o grau de “envolvimento” das entidades em torno deste evento e o “impacto” que está a trazer à Covilhã e ao Fundão.

“Façam da cidade da Covilhã, do Fundão e deste evento a vossa casa e participem naquela que é uma experiência memorável e absolutamente marcante para todos os atletas que participam nesta competição”, apelou ainda André Reis.