Estudante da UBI desenvolve estudo pioneiro sobre arbitragem portuguesa

O estudante de doutoramento da Universidade da Beira Interior (UBI), Sérgio Mendes, apresentou um estudo pioneiro, que explica, em 67%, a classificação dos árbitros portugueses dos quadros nacionais, a partir de variáveis preditivas como a idade, experiência acumulada ou origem geográfica.

Este estudo está inserido na Tese de Doutoramento em Educação intitulada “A excelência na arbitragem: O papel das instituições educativas e desportivas”, defendida na UBI no passado dia 16.


Segundo a nota de imprensa, “através do cruzamento de diversas variáveis objetivas dos árbitros que integraram os quadros da FPF entre 2009-2019 foi possível concluir que: os árbitros que têm as melhores classificações são mais velhos, têm maior experiência nos quadros nacionais e são originários das zonas de maior densidade populacional; e que a realização de percursos paralelos é condicionada pelas exigências inerentes ao desempenho da função de árbitro, embora contribua para o desenvolvimento de competências transferíveis”.

“Como implicações práticas sugere-se a reformulação do paradigma formativo vigente, que procure minimizar as diferenças contextuais de base, e a introdução de programas que estimulem o desenvolvimento de uma carreira dual”.

A investigação “que, pretende ser replicada a outras modalidades, podendo ainda sê-lo a outros países, havia sido publicada na prestigiada revista científica Internacional Journal of Sports Science & Coaching”, refere ainda o documento.

A investigação decorreu sob a orientação da docente Ema Oliveira e a coorientação do docente Bruno Travassos, tendo ainda contado com a colaboração de Diogo Monteiro, do Instituto Politécnico de Leiria.