Beira Interior sob aviso amarelo devido ao calor. Covilhã chega aos 40º no sábado

O Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) colocou a Beira Interior sob aviso amarelo entre as 10:00 de dia 15 e as 05:00 de dia 17 devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima.

No concelho da Covilhã a temperatura máxima prevista para amanhã, dia 15, é 34º e a mínima 18º, sendo que no sábado, dia 17, a máxima chega mesmo aos 40º.


Trata-se de uma subida dos valores da temperatura máxima da ordem dos 4/7/8/9 graus que, segundo a meteorologista Maria João Frada, também se verifica em alguns locais do litoral, Vale do Tejo, Vale do Douro e interior do Alentejo.

“Nos próximos dias vamos ter céu pouco nublado ou limpo com tempo quente e temperaturas acima da média e em alguns locais a contribuir para onda de calor pois estão cinco graus acima daquilo que são os valores médios para a altura do ano em algumas estações do IPMA. Não quer dizer que vai haver uma onda de calor, mas as temperaturas são elevadas. Também estamos no verão e tudo isto é normal”, sublinhou.

Maria João Frada refere ainda que a partir de domingo as temperaturas vão descer 4 a 7 graus Celsius.

Referir que na presença de temperaturas elevadas recomenda-se a hidratação regular, que se faça refeições mais leves e frequentes, se evite a exposição direta ao sol e se utilize roupas mais frescas e leves.