João Morgado lança versão sérvia da sua obra “O Livro do Império” em Belgrado

O escritor covilhanense, João Morgado, é um dos convidados da Feira do Livro de Belgrado, a decorrer de 26 a 31 de outubro, certame onde será lançada a versão sérvia da sua obra “O Livro do Império”.

Este livro “mais que a vida de Luiz de Camões é a própria biografia d’Os Lusíadas'” refere o autor do prefácio, Filipe Delfim Santos, que destaca “como um livro de poesia se tornou um livro político, na brilhante visão histórica de João Morgado”.


Na sua versão sérvia, a obra terá o título “Knjiga o imperiji” e será editada pela editora Čigoja štampa, com tradução de Anamarija Marinovic, que viveu em Portugal vários anos e se formou em literatura portuguesa.

A edição teve o apoio da embaixada portuguesa na Sérvia e do Instituto Camões, atendendo “a que é um dos autores mais premiados em Portugal” e que, entre outros, recebeu os prémios literários, “Manuel da Fonseca”, “Ferreira de Castro”, “António Alçada Baptista” e “Vergílio Ferreira”.

Estão ainda a ser traduzidas para sérvio as obras do autor, “O Céu do Mar” e o “Diário dos Infiéis”, que deverão ser editadas no próximo ano.

Em Portugal, “O Livro do Império” é uma edição original da editora “Clube de Autor”, que, do escritor, também editou “Vera Cruz” e “Índias”, que deverá ter uma versão na Rússia em 2022.