Há 140 anos expedição revelou a Serra da Estrela ao mundo. Feito celebrado a partir de setembro

O município de Seia, a Sociedade de Geografia de Lisboa e a plataforma História, Territórios, Comunidades vão evocar, em setembro e outubro, a Expedição Científica à Serra da Estrela realizada em agosto de 1881.

“O pioneirismo e o arrojo de mais de uma centena de homens, que há 140 anos se aventuraram por um território até então pouco conhecido”, vai ser relembrado com um programa diversificado, que inclui ações a realizar em Seia, Manteigas, Guarda, Coimbra e Lisboa, esclarece o comunicado da organização.


A iniciativa “celebra um momento ímpar da História da Ciência em Portugal, que permitiu revelar alguns dos segredos da mais alta montanha do território continental, dando a conhecer a Serra nas suas dimensões geográficas, climáticas, orográficas, antropológicas, etnográficas, arqueológicas e médicas”.

“A memorável Expedição Científica constituiu, também, um importante antecedente na institucionalização do turismo em Portugal, tendo deixado um legado patrimonial material e imaterial ainda bem presente na Serra da Estrela”, frisa a mesma fonte.

O programa comemorativo integra, entre outras iniciativas, percursos pedestres, visitas guiadas, conferências e uma exposição itinerante.

As atividades começam no dia 10 de setembro, no Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE), em Seia, com a realização de um congresso dedicado à Expedição Científica de 1881.