CHUCB celebra Dia Internacional da Grávida

O Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira (CHUCB), vai promover a primeira edição do programa “maternidade.com.vida”, para celebrar o Dia Internacional da Grávida, que se assinala anualmente a 9 de Setembro, em alusão aos nove meses da gravidez, anunciou hoje a instituição.

O programa é desenvolvido pelo Serviço de Obstetrícia, avança o comunicado, frisando que a “iniciativa congrega várias ações de promoção da saúde e segurança de grávidas, puérperas, pais e bebés”.


De entre as atividades propostas, destaca-se a caminhada da grávida e almoço convívio familiar (sujeitos a inscrição prévia AQUI). Ainda durante a manhã, no parque de merendas da Boidobra terão lugar atividades lúdicas como fotografia profissional da grávida, belly painting, massagens de relaxamento, logótipo humano da grávida, largada de balões, entre outras.

A tarde será dedicada ao ensino e sensibilização de grávidas, puérperas, pais, cuidadores e outros interessados, nas questões do transporte seguro de bebés e crianças, através de um workshop promovido pela Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI), às 14h30, em regime on-line ou presencial, a partir do Auditório do CHUCB.

“ABC da Segurança” é o tema deste workshop, gratuito mas de inscrição obrigatória e condicionado ao limite de lugares em sala, determinado pelas regras de saúde e segurança contra a covid-19. Pode inscrever-se AQUI.

O objetivo desta efeméride consiste em reconhecer o papel das mães e dos casais grávidos no equilíbrio demográfico de Portugal, que se constitui como um dos países mais envelhecidos da Europa, aproveitando a mesma para divulgar o trabalho desenvolvido pelo Serviço de Obstetrícia do CHUCB, em prol das boas práticas de saúde e segurança de grávidas e bebés.