Comboio que liga 70 cidades da Europa hoje na Covilhã. Tortosendo homenageia passageiros

O Connecting Europe Express, que parte hoje de Lisboa, com passagem pela Linha da Beira Baixa, vai passar no Tortosendo pelas 19h35, chegando à Estação da Covilhã às 19.41h, onde irá pernoitar.

A Junta de Freguesia do Tortosendo, pretende assinalar este momento e recordar o dia da inauguração da Linha da Beira Baixa, há 130 anos, quando no dia 6 de setembro de 1891, a Rainha D. Amélia apelidou o Tortosendo de “Vila Nova das Flores”.


Assim, “na chegada do comboio à Covilhã, jovens do Projeto Quero Ser Mais 8G, do Tortosendo, entregarão uma flor a cada passageiro, partilhando desta forma a história ‘Tortosendo, Vila das Flores’ e homenageando todos os que acreditam que o comboio é e tem futuro”.

A Junta de Freguesia foi, ainda, convidada a estar presente na conferência “Connecting Europe Express – Lisbon Conference” que decorre antes das partida do Comboio de Lisboa, bem como na “Connecting Europe Express – Lisbon Departure Ceremony” que conta com a presença do Primeiro Ministro.

A convite da organização, a Junta de Freguesia de Tortosendo fará a viagem Lisboa – Covilhã.

O Connecting Europe Express parte da Estação de Santa Apolónia e começa a sua a longa viagem de mais de 20 mil quilómetros. O percurso fica completo a 7 de outubro, quando o comboio chegar a Paris, depois de ter parado em 70 cidades europeias, incluindo 24 capitais.

Esta iniciativa está integrada nas comemorações do Ano Europeu do Transporte Ferroviário.

O Connecting Europe Express tem a missão de demonstrar, em tempo real, que o comboio é a melhor solução de mobilidade para ligar pessoas e empresas e que, como tal, terá de ser prioritário nas políticas de infraestrutura da União Europeia.