UBI: Doutoramento em Engenharia Mecânica recebe acreditação máxima

O curso de 3º Ciclo em Engenharia Mecânica da Universidade da Beira Interior (UBI) foi acreditado por seis anos, “de forma incondicional”, informa a UBI.

Esta decisão surge depois da recente avaliação da A3ES – Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, que “consistiu na análise dos relatórios de autoavaliação, visita às instalações e reuniões com docentes, estudantes, antigos alunos e empregadores”.


Os destaques do relatório da A3ES vão para os “elogios ao corpo docente”, com “elevada qualificação, experiência e atividade científica”, na área científica da Engenharia Mecânica, tanto nos domínios da Mecânica dos Sólidos (Projeto Mecânico) como da Mecânica dos Fluidos, com um conjunto de parcerias relevantes com a indústria.

Foi também destacada a melhoria “muito significativa nos meios laboratoriais e nos projetos de investigação nacionais e internacionais angariados é também destacada”.

Paulo Pimentel de Oliveira, diretor do curso que integra o Departamento de Engenharia Eletromecânica, salienta que “esta foi a segunda vez consecutiva em que o Doutoramento em Engenharia Mecânica foi acreditado pela A3ES por seis anos dentro dos novos moldes de avaliação. Nunca foi vetado ou acreditado temporariamente, desde que foi criado nos longínquos anos de 1992”, reforça.  

Segundo a UBI o “sucesso do curso pode avaliar-se pela taxa de conclusão do mesmo”.

A UBI frisa que nesta avaliação os membros do painel da A3ES apontam para o facto de ser conveniente que a universidade ofereça formação graduada em Engenharia Mecânica, e não só em Engenharia Eletromecânica, “um aspeto em estudo pelo Departamento, e também que os equipamentos e meios técnicos para a investigação experimental, nos laboratórios, sejam reforçados”, conclui Paulo Pimentel de Oliveira.  

Os doutoramentos na UBI têm candidaturas abertas até hoje, dia 3 de setembro.