Candidaturas abertas para jovens europeus viajarem pela Europa de comboio

A DiscoverEU está a oferecer 60 mil viagens para um InterRail a jovens europeus entre os 18 e os 20 anos. As candidaturas para viajar pela Europa de comboio estão abertas até 26 de outubro.

Os candidatos que se pretendam inscrever devem ter nascido entre 1 de julho de 2001 e 31 de dezembro, ter nacionalidade de um dos países da União Europeia (UE), indicar o número de cartão de cidadão ou passaporte. Em seguida terão de responder a um questionário com seis perguntas sobre a UE e os seus programas.


Excecionalmente, também se podem candidatar jovens elegíveis nas duas fases de 2020, que foram canceladas devido à pandemia.

As inscrições podem ser feitas através do site do programa DiscoverEU.

Os selecionados ganham uma viagem pela UE com duração mínima de um dia e máxima de 30, que tem de ser realizada entre 1 de março de 2022 e 28 de fevereiro de 2023. Porém, devido à pandemia, é possível alterar as datas a qualquer momento.

Depois do interregno provocado pela pandemia a iniciativa DiscoverEU está de volta e vai para a sua quarta edição. Desde a primeira edição, quase 70 mil jovens receberam um passe de viagem.

Segundo a UE esta iniciativa “oferece aos jovens europeus de 18 anos a oportunidade de participar numa experiência de viagem que lhes permitirá tirar partido da liberdade de circulação em toda a União Europeia, descobrir a diversidade da Europa, aprofundar os conhecimentos sobre o património cultural e a história europeus e conhecer pessoas de todo o continente”.