Hoje há greve na CP. Mais de metade dos comboios foram suprimidos

Os trabalhadores da CP – Comboios de Portugal e da Infraestruturas de Portugal (IP) cumprem hoje um dia de greve, reivindicando aumentos salariais e um reforço das contratações.

A ausência de respostas da tutela esteve na origem da marcação desta greve, prevendo a CP que poderão ocorrer “fortes perturbações” na circulação de comboios a nível nacional.


Na informação disponível no seu site (www.cp.pt) a empresa refere que o Tribunal Arbitral do Conselho Económico e Social decretou serviços mínimos que implicam a realização de cerca de 25% do total da oferta de comboios, sendo de admitir que os efeitos da greve poderão estender-se às primeiras horas da manhã de sábado, dia 09 de outubro.

A CP realizou 108 das 255 ligações ferroviárias que tinha programadas até às 08:00, devido à greve dos trabalhadores da empresa e da Infraestruturas de Portugal (IP), tendo sido suprimidos 147 comboios, segundo fonte oficial da empresa.

De acordo com o balanço feito pela CP à Lusa, cerca das 08:20, dos 255 comboios programados, realizaram-se 108, foram suprimidos 147, dos quais 41 do serviço regional, nove de longo curso, 22 comboios urbanos do Porto e 75 urbanos de Lisboa.

Por sua vez, José Manuel Oliveira, da Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações (Fectrans), disse à Lusa cerca das 08:00 que a greve registava até às 06:00 uma “forte adesão”.

“Estamos a ter uma adesão muito elevada, superior a 90%. Estão apenas a ser cumpridos os serviços mínimos decretados pelo Tribunal Arbitral. Da lista não faziam parte os comboios de mercadorias, pelo que não se efetuou nenhum no turno da noite”, disse.

José Manuel Oliveira disse igualmente que as bilheteiras das estações de comboios estão encerradas.