Judo: Dupla da região conquista prata no Campeonato do Mundo de Katas sub-23

A dupla composta por João Baptista, que representa o Atlético Clube Fundanense, e José Farias, da Academia Judo Castelo Branco, sagrou-se Vice-campeã do Mundo de Judo em sub 23, no Campeonato do Mundo de Katas que decorreu em Lisboa entre 26 e 27 de outubro.

Os tatamis do Pavilhão nº1 do Estádio Universitário de Lisboa receberam, nos últimos dois dias, os melhores judocas do mundo na vertente Kata, num total de 198 atletas de 25 países.


Nos sub-23, em Katame-no-Kata (forma de controlo), José Farias e João Batista, depois de terem fechado o primeiro dia com o 6º lugar na final de Nage-no-Kata, voltaram aos tatamis esta quarta-feira. A dupla portuguesa teve a concorrência de 3 pares vindos de França, Rússia e Ucrânia.

Na primeira prestação do dia, os jovens portugueses somaram 346 pontos, terminando com mais 30 pontos que os ucranianos, mas atrás dos franceses e dos russos. Na finalíssima, José Farias e João Batista somaram mais 28.5 pontos, concluindo com 374.5, o que permitiu que conseguissem ultrapassar os russos na classificação, alcançando o 2º lugar da categoria e conquistando a medalha de prata.

Em declarações ao site da Federação Portuguesa de Judo José farias destaca o trabalho árduo para esta conquista. “Trabalhámos dia a dia para conseguir chegar o mais longe possível. Foram várias semanas a treinar à espera deste grande momento. Desde maio até agora, o nosso pensamento esteve sempre nas medalhas. Felizmente, a nossa prestação à tarde correu melhor do que de manhã, apesar de alguns erros. Estou muito feliz.”, disse o atleta.