UBI recebe evento final de projeto europeu direcionado à capacitação de empresas familiares

A Universidade da Beira Interior recebe no dia 7 de dezembro, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas o evento final do projeto SPRING, dedicado à “disseminação dos objetivos e resultados alcançados” pelo programa, a nível nacional, nomeadamente na capacitação de Empresas Familiares.

Este projeto, que dura há 3 anos e está agora em fase final, procura contrariar as “estatísticas negativas associadas à continuidade das Empresas Familiares”, em que apenas 30% das empresas alcançam a terceira geração.


As principais atividades desenvolvidas, neste projeto, dizem respeito a “módulos formativos, sessões de consultoria e ferramentas, tendo em vista um processo de sucessão bem-sucedido, o crescimento e competitividade” deste tipo de empresas.

No evento final deste projeto, para além da partilha de resultados, haverá também “a apresentação do handbook de boas práticas de gestão e uma App que permite autoavaliar a preparação para a sucessão”, refere em nota de imprensa.

Segue-se uma mesa redonda dinamizada pela Prof. Doutora Arminda do Paço (Diretora da FCSH-UBI) que vai discutir “aspetos críticos vivenciados pelas Empresas Familiares”, e que conta com a presença de Rita Nabeiro (Grupo Nabeiro – Delta Cafés), Marina Malhão Pereira (Associação das Empresas Familiares), Rosa Areias (Consultora da PwC) e Marisa Monteiro (advogada especializada em sucessão).

Este evento decorre no anfiteatro 7.21 da FCSH-UBI a partir das 14:30h. É de livre acesso e está destinado essencialmente a “membros de empresas familiares, estudantes e académicos com interesse pela área”.

O SPRING (Succession Planning and Regeneration in Family Business for New Growth through an Innovative Training Programme), é um projeto financiado pelo programa Erasmus +, que integra um consórcio de 11 parceiros europeus, incluindo a UBI.