“Elas ao Som da Fábrica”: Homenagem à mulher operária amanhã na UBI

A Faculdade de Artes e Letras e o Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior recebem, amanhã, dia 19, a terceira edição da iniciativa “Elas ao Som da Fábrica”. Evento centrado na preservação das vivências e memórias de mulheres que dedicaram a sua vida profissional às fábricas de lanifícios da região.

Esta terceira edição, inicialmente prevista para dia 12, está a cargo da turma finalista de Ciências da Cultura da UBI, com o mote “Fios do Tempo” e vai decorrer das 14:00h às 18:00h entre a Parada e o acesso à FAL-UBI e “pretende homenagear as antigas e atuais operárias fabris da região”, refere a universidade.


A edição “Fios do Tempo” é composta por três momentos distintos: uma exposição fotográfica, que mostrará as diferenças temporais do espaço fabril, com o segundo momento pretende-se representar a amizade entre funcionários nos poucos períodos de descanso por via da música interpretada por estudantes da EPABI e, por último, um documentário que reúne um conjunto de relatos na primeira pessoa sobre as vivências na fábrica.