Candidaturas ao Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas arrancam hoje

Clubes e associações de base local podem, a partir de hoje, apresentar candidaturas ao Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas, PRID, que “promove a modernização e a reabilitação do parque desportivo”, frisa o IPDJ.

Segundo o Instituto Português do Desporto e Juventude, IPDJ, a fase de candidaturas à 6.ª edição do PRID decorrerá entre 17 de janeiro e 28 de fevereiro.


O PRID tem como destinatários clubes e associações desportivas de Portugal continental e visa a requalificação das instalações desportivas ao serviço das populações. 

As despesas elegíveis abrangem intervenções diversificadas relacionadas com a renovação, reabilitação e conservação de instalações dos clubes, designadamente: Pavimentos desportivos; Coberturas e paredes; Vestiários – balneários e valências neles existentes; Instalações sanitárias; Construção ou reparação de redes e equipamentos de gás, água e eletricidade; Reparação de sistemas de tratamento de água de piscinas; Construção ou reparação de vedações; Adaptação da instalação existente, assegurando a acessibilidade de indivíduos com mobilidade condicionada; Melhorias que tenham como fim a eficiência energética das instalações existentes; Obras de ampliação das valências existentes e a Substituição de elementos construtivos que contenham poeiras/ fibras de amianto.

Para além das referidas podem ser elegíveis outras obras que venham a ser consideradas pertinentes ao desenvolvimento das atividades desportivas da entidade candidata, esclarece ainda o IPDJ em nota de imprensa.