Bicampeões europeus: “Covilhanenses reconhecerão sempre os vossos triunfos”

Os bicampeões europeus de futsal, António Fonseca, Bruno Travassos e José Luís Mendes foram ontem, novamente, homenageados no Salão Nobre da Câmara Municipal da Covilhã (CMC).

O presidente da CMC, Vítor Pereira, não escondeu o seu orgulho e também o dos covilhanenses que “reconhecerão sempre nos vossos triunfos a alma de um povo que tem, no movimento associativo em geral e no desportivo em particular, a génese de um caminho de construção e realização humana, edificador de valores e promotor de amplos sucessos”, afirmou, dirigindo-se aos 3 campeões.


Vítor Pereira sublinhou a importância dos clubes que têm futsal no concelho, agradecendo-lhes por este trabalho “formativo tão importante, que não se esgota no núcleo central da cidade, mas pelo contrário, procura também nas freguesias rurais levar o futsal a jovens e menos jovens”, disse, referindo-se à Academia de Futsal do GD Mata, AAUBI, Carvalhense Futebol Clube, Filarmónica Recreativa Eradense, Grupo Desportivo Cultural Animação da Bouça e ao Sport Lisboa e Águias do Dominguiso.

José Luís Mendes aproveitou para evidenciar mais uma vez, o “excelente trabalho” da FPF, destacando Pedro Dias que “deu um grande impulso ao desenvolvimento do futsal” e é também um dos responsáveis pelo próprio estar nesta homenagem.

Quando lhe perguntam qual dos campeonatos foi mais difícil, José Luís diz que “não sabe responder”, uma vez que todos eles foram “muito difíceis”, sendo que este último foi o “título da sustentabilidade, do trabalho e da visão estratégica que a FPF tem vindo a desenvolver”.

António Fonseca deixou 2 desafios, o primeiro à CMC, “com base no que tem sido a sua visão dos sítios por onde passa”. “Gostaria de um dia ver a nossa cidade com um pavilhão à dimensão daquilo que são os pavilhões onde se joga estas modalidades, uma vez que Portugal tem muitos poucos pavilhões que pudessem receber um mundial”, vinca.

Ao CHUCB lança o desafio de ter “um dia um serviço de medicina desportiva, olhando também para a dimensão do desporto na região e para as infraestruturas que ainda não temos”.

Na sua intervenção, Bruno Travassos sublinhou que, no concelho, o futsal começou na UBI e permitiu a formação de muitos atletas estudantes. Deixou, ainda, uma mensagem aos mais jovens para que “olhem para estes 3 campeões como exemplo de quem não acreditou que no interior há menos oportunidades”.

“Sabemos que é nos clubes e nas autarquias que, neste momento, temos a sustentabilidade do desenvolvimento desportivo”, disse Pedro Dias, diretor executivo da FPF, responsável pelo Futsal, revelando que foi na UBI que começou o seu trajeto no futsal, em 1988.

O dirigente assegurou, ainda, que estão “quase reunidas as condições” para que nasça algo muito positivo na região”, referindo-se a um projeto já abordado entre a FPF, CMC e UBI, que vai garantir “qualidade e trazer mais crianças para o desporto”.