Eduardo Cavaco é o novo presidente do Conselho Nacional das Bandas Filarmónicas

Eduardo Cavaco, presidente e diretor artístico da Banda da Covilhã tomou posse, no passado dia 5 de fevereiro, como presidente do Conselho Nacional das Bandas Filarmónicas de Portugal, estrutura integrada na Confederação Musical Portuguesa (CMP). A cerimónia decorreu nos claustros dos Paços do Concelho em Pombal, onde todos os órgãos sociais e consultivos da CMP tomaram posse.

Para Eduardo Cavaco, é “uma honra estar a frente deste órgão, onde a Covilhã está representada ao mais alto nível, sinal do reconhecimento do trabalho desenvolvido, mas ao mesmo tempo desafiante e estimulador face aos tempos que correm, e ao futuro das bandas filarmónicas no contexto social e cultural que vivemos”.


A primeira reunião do órgão, e de forma descentralizada está pré-agendada para o dia 5 de março na Covilhã. O Conselho Nacional das Bandas Filarmónicas tem como objetivos “promover fóruns sobre a atualidade das bandas, perspetivar o futuro, e apontar diretrizes que possam fortalecer, engrandecer e dignificar o trabalho formativo, performativos, artístico, musical e cultural das bandas filarmónicas em Portugal”, refere a Banda da Covilhã, em nota de imprensa.  

A CMP é uma confederação nacional ao serviço das Bandas Filarmónicas portuguesas, que congrega as Federações e Associações Regionais, Distritais e Concelhias e as Associações culturais e outras Instituições sem fins lucrativos que possuem agrupamentos musicais habitualmente designados por Bandas Filarmónicas.