CHUCB responde às declarações da vereadora Marta Alçada

Em comunicado, o CHUCB responde às declarações da vereadora Marta Alçada (Juntos Fazemos Melhor), na última reunião pública da Câmara Municipal da Covilhã.

O CHUCB começa por realçar os “óbvios, conhecidos e reais ganhos em saúde, que esta instituição tem proporcionado às populações que serve”, destacando que é “uma unidade de saúde sofisticada, encontrando-se entre os mais modernos e capacitados hospitais do país, sendo mesmo referência a nível europeu em várias áreas”.


Sublinha, também, a “progressiva diferenciação”, dando como exemplo o número de especialidades (mais de 40) e o número de profissionais de saúde que o CHUCB integra nos seus quadros.

Relativamente à questão da alegada “situação débil e frágil do hospital no que concerne à fixação deficitária de médicos, mais tendo em conta o número de médicos formados na FCS-UBI”, o Conselho de Administração do CHUCB considera que se trata de “uma leitura completamente enviesada e descontextualizada, em virtude quer dos números atrás referidos, mas também porque como é do conhecimento público, nenhuma universidade do país forma médicos exclusivamente para um determinado hospital, até porque os médicos recém-formados são colocados nos hospitais, após submissão a um concurso público nacional”, lê-se no documento enviado à nossa redação.

No que concerne à “realidade observada pela Sra. Vereadora Marta Alçada no serviço de urgência geral”, o CHUCB esclarece que possui 3 serviços de urgência diferenciados e independentes, designadamente a Urgência Geral, Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e a Urgência de Pediatria.

“Estando os profissionais de saúde aí em exercício, ocupados e preocupados em salvar e tratar vidas, é altamente penalizador saber que, uma utente, sem idoneidade conhecida para o efeito, mas com responsabilidades públicas acrescidas, tem a ligeireza de inventariar equipamentos médicos aí presentes, rotulando-os de “avariados” e tecendo considerações depreciativas às características / organização do mobiliário do serviço, o qual cumpre pressupostos legais definidos para contexto hospitalar”, vinca o Hospital.

O CHUCB conclui referindo que tem sido “elemento chave da ligação entre as Câmaras Municipais da Covilhã, Fundão e Belmonte, sendo mesmo um parceiro privilegiado por se encontrar, em primeiro plano, na agenda estratégica decisória destas três entidades municipais, que tudo têm feito para apoiar o CHUCB, no sentido da melhoria dos serviços prestados às suas populações”.

Recorde-se que este foi um dos temas que a vereadora Marta Alçada introduziu no período antes da ordem dia da reunião pública da Câmara Municipal da Covilhã, na última sexta-feira. Pode ler a notícia completa AQUI.