Livro sobre história da AAUBI dá o mote para bolsa de voluntariado

Desta vez com a presença física “daqueles que diariamente fazem da AAUBI a maior e melhor associação do interior do país”, decorreu esta sexta-feira a cerimónia de Tomada de Posse da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI), no Grande Auditório da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI.

Ricardo Nora, enquanto presidente desta Associação pelo 3º mandato consecutivo, vincou, com entusiasmo, que se assinalava “uma nova página na AAUBI, depois de no ano passado estarmos no Grande Auditório da FCS com ele praticamente vazio”.


Aproveitou a ocasião para anunciar o lançamento do livro “A Casa Azul – AAUBI: O reflexo da nossa história” e, motivado pelos recentes acontecimentos na Ucrânia, revelou que as receitas deste livro reverterão para a criação da bolsa Bouceiro Mendes, com o intuito de “promover experiências de voluntariado e humanistas a estudantes da UBI”, homenageando, ao mesmo tempo, o primeiro presidente da Associação.

O presidente apelou, também, ao acolhimento da população ucraniana, mostrando o apoio da AAUBI, em especial aos estudantes ucranianos, avançando que, no próximo fim-de-semana, a Associação irá propor um voto de solidariedade no Encontro Nacional de Direções Associativas para com o povo ucraniano e em especial com estudantes ucranianos.

Mário Raposo, reitor da UBI, sublinhou, uma vez mais, o que tinha declarado na sua tomada de posse. “Pretendo uma universidade ao serviço dos estudantes e empreendedora. Os alunos são a alma da universidade”, garantiu.

Na sua intervenção, o reitor destacou os feitos de vários alunos da UBI no país e no mundo, referindo que sabe que “estar a frente destas associações é um esforço muito grande”.

Assim, pediu que os novos órgãos sociais auxiliem o presidente da AAUBI e, também, a UBI para que seja possível continuarem a desenvolver um “bom trabalho em prol do ensino”.

“É necessário continuar a afirmar esta Universidade com uma instituição de excelência, como já é, a nível nacional e internacional, apesar do subfinanciamento”, afirmou Mário Raposo.

José Miguel Oliveira, vereador com os pelouros do desporto e do associativismo na Câmara Municipal da Covilhã, destacou que Ricardo Nora, além de ter uma elevada “capacidade de trabalho”, tem uma elevada “capacidade de sonhar”.

O lançamento do livro, “merecido há muitos anos”, demonstra, segundo o vereador, que “apesar da juventude que hoje toma posse, o respeito que mostram pela história é muito grande”.

Enquanto ex-ubiano e ex-presidente da AAUBI, lançou, ainda o desafio aos ubianos para que “aproveitem mais esta viagem”. “Todos aqueles que passaram nesta cidade, nesta academia, apesar de estarem nos 4 cantos do mundo, têm essa marca indelével no coração”, garantiu José Miguel Oliveira, destando, ainda, no seu discurso, o trabalho profícuo entre a AAUBI e CMC, concordando que “não se pode falar de desporto na Covilhã sem se olhar pra AAUBI”.