Mestrado em Bioengenharia na UBI acreditado por seis anos

O curso de 2.º Ciclo em Bioengenharia da Universidade da Beira Interior (UBI) está acreditado pela A3ES – Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior por seis anos. A qualidade deste mestrado foi assim reconhecida pelo período máximo previsto por lei, no âmbito das avaliações a que são submetidas as formações superiores nacionais.

O curso está preparado para oferecer aos estudantes três percursos alternativos que permitem assumir diferentes perfis (Bioengenharia Clínica, Informática Biomédica e Instrumentação, Automação e Controlo), após um tronco comum forte em Bioengenharia.


Entre as saídas profissionais desta formação estão as indústrias de processos químico-biológicos (farmacêutica, valorização de materiais naturais, ambiente e saúde); engenharia de tecidos (nomeadamente para medicina regenerativa); dispositivos médicos (próteses externas e internas); e ainda instrumentação biomédica e clínica, processamento e análise de sinais e imagens biomédicas, biónica; e telemedicina, informática biomédica.

São admitidos alunos com o 1.º Ciclo completo em Bioengenharia ou em cursos de áreas afins como Biotecnologia, Ciências Biomédicas e Engenharia Biomédica. Poderão também ser admitidos outros licenciados, desde que o respetivo currículo demonstre uma adequada preparação científica de base ou licenciados de cursos anteriores a Bolonha, equivalentes aos já referidos, aos quais poderão ser concedidas equivalências a algumas unidades curriculares, após uma análise curricular a efetuar pela Comissão de Curso.