Covilhã: Caravana Humanitária de apoio à Ucrânia pede ajuda para ajudar

Uma Caravana Humanitária de apoio à Ucrânia, que resulta de uma iniciativa conjunta do Serviço Jesuíta aos Refugiados, da Clínica Veterinária da Covilhã e da Cidadania Activa da Covilhã, a que se juntaram outras associações, empresas e particulares, partirá da Covilhã no próximo dia 21, com o objetivo de resgatar refugiados vítimas da guerra na Ucrânia.

“Além do transporte de bens recolhidos para centros de ajuda e distribuição, a missão tem como principal objetivo poder resgatar 155 cidadãos ucranianos, que serão acolhidos em Portugal por diversas famílias de acolhimento, coordenadas pelo Serviço Jesuíta aos Refugiados”, explica o movimento humanitário, especificando que “são diversos os voluntários envolvidos na preparação, nas diversas questões logísticas que a mesma representa, nomeadamente na condução de viaturas entre a Covilhã e Varsóvia, cidade de encontro com estas famílias”.


A organização avança que os contributos e donativos reunidos pelas diversas entidades, suportarão os custos com aluguer de um dos dois autocarros e 3 das 9 viaturas que integrarão a caravana, despesas de combustível e portagens, necessários a esta viagem de mais de 6.000 Km.  

Dado o valor total da operação, apelam “à generosidade de todos no contributo do pagamento das despesas associadas a esta iniciativa. Para o efeito, os donativos poderão ser feitos através do IBAN PT50 0045 4031 4022 7353 8108 1 (Conta CCAM em nome de Fábrica da Igreja Paroquial de São Martinho, Covilhã).