Covilhã: Eduardo Durão eleito presidente da Comissão Permanente do CMJ

Realizou-se ontem, dia 16, a reunião de plenário do Conselho Municipal da Juventude da Covilhã, onde foi eleito o novo presidente da Comissão Permanente, Eduardo Durão.

Ao ato eleitoral candidatou-se o presidente da Associação Académica da Universidade da Beira Interior, Ricardo Nora, e o presidente da Associação de Estudantes da Escola Secundária Frei Heitor Pinto, Eduardo Durão, que foi eleito.


Ainda na reunião de plenário, o presidente cessante da comissão permanente do CMJC, Rúben de Matos, que não se propôs a sufrágio, considerando que “realizou o trabalho a que se propôs e sendo tempo de dar voz aos jovens e empodera-los para o futuro das políticas de juventude” fez um balanço do ano de 2021 do Conselho Municipal da Juventude.

Do balanço apresentado, refere as 18 atividades desenvolvidas pelo e com o CMJC, destacando três delas desenvolvidas internamente, como por exemplo o início do Plano Municipal da e para a Juventude, a integração do Município da Covilhã na Rede de Municípios Amigos da Juventude da FNAJ e ainda a realização do Webinar “Transições Escolares: Novo Ciclo e Agora” que contou com a presença do CNJ e também da CONFAP.

Relativamente ao funcionamento do órgão, Rúben de Matos assumiu que desde a sua constituição em 2015, o CMJC “nunca reuniu com tanta frequência, eficácia e objetividade como no ano de 2021”, tendo realizado neste ano 24 das 38 reuniões totais do órgão (desde 2015 a 2022). Ressalvou ainda o papel representativo na CPCJ (Comissão de Proteção de Crianças e Jovens) e no CME (Conselho Municipal da Educação) que não existia até ao momento.