EUSOUDIGITAL já funciona na Covilhã e abre “janela para o mundo” aos mais idosos

Começou ontem, dia 16 de março, a funcionar o centro EUSOUDIGITAL na Biblioteca Municipal da Covilhã. Este espaço nasce da ideia de envolver os mais idosos no mundo digital.

A ideia partiu de Luísa Sousa Otto que explica, em declarações à RCC, que o projeto em que os mentores são voluntários e os alunos querem dar os primeiros passos no mundo digital, já se encontra espalhado pelo país e tem recolhido um feedback muito bom.


A coordenadora vinca que este projeto surgiu porque “há muita gente que quer aprender, mas não tem onde e não sabe como” e, assim, foi criado o EUSOUDIGITAL que “abrange todo o território e assenta em parcerias locais que são quem conhece melhor a comunidade”.

Por parte dos alunos, Luísa Otto revela que “há sempre muito entusiasmo” e partilham os passos que dão no mundo digital, que vão desde conversas a aprendizagem, por exemplo, de culinária ou costura.

Já para os mentores é “uma descoberta em si mesmos” e ganham “aprendizagem humana” com a troca de experiências.

“O EUSOUDIGITAL abre uma janela para o mundo” aos alunos, garante a coordenadora.

Nesta primeira fase, na Covilhã, o projeto já envolve cerca de 60 pessoas, entre mentores e alunos. O centro irá funcionar na Biblioteca Municipal da Covilhã, em parceria com a Universidade da Beira Interior, O Mundo de Carolina e o Centro de Ativ’idades (CAI).

Regina Gouveia, vereadora na Câmara Municipal da Covilhã, congratula-se com este projeto que “lhe diz muito”, destacando a integração dos mais velhos no mundo atual e os “diálogos intergeracionais” que são estabelecidos. A autarca revela, ainda, que este serviço vai-se estender às freguesias do município, em articulação com a Biblioteca Itinerante.

Maria José Fernandes, de 86 anos, é uma das alunas do EUSOUDIGITAL. “Queria aprender mas tenho muita dificuldade”, refere, acreditando que, agora, vai conseguir com a ajuda do seu mentor e vai poder conversar com os familiares mais distantes.

Hermenegildo Santos, de 24 anos, é o seu mentor e acredita que “é importante que todos consigamos acompanhar as novas tecnologias porque elas vieram para facilitar as nossas iniciativas e os mais velhos devem estar incluídos”.

O voluntário destaca, também, os laços que se criam nesta iniciativa. “Eu sou mentor e ela é aluna, mas podemos encontrar-nos noutras situações porque esta ligação pode ser para a vida toda”. “Como jovem sou inexperiente. Quanto à vida, ninguém melhor que alguém que já viveu muito para me passar experiências”, afirma.

O Programa EUSOUDIGITAL pretende criar mais de 1500 Centros, e ajudar 1 milhão de portugueses a dar os primeiros passos online. É uma iniciativa financiada pela Caixa Geral de Depósitos, promovida pelo MUDA – Movimento pela Utilização Digital Ativa, com apoio da Estrutura de Missão Portugal Digital e cofinanciado pelo Portugal Inovação Social, POISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, Portugal 2020 e pela União Europeia.