Ucrânia: Câmara da Covilhã lança iniciativa para receber e integrar refugiados

“Missão de Acolhimento Covilhã – Ucrânia” é o nome da iniciativa preparada pela Câmara Municipal da Covilhã, com o objetivo de receber refugiados vindos da Ucrânia, promovendo a integração e trabalho, foi anunciado em nota de imprensa.

“A Covilhã é uma comunidade solidária e com profunda sensibilidade humanista. É em nome dessa história e tradição que o Município da Covilhã está a criar um programa de acolhimento – “Missão de Acolhimento Covilhã – Ucrânia”, para colaborar com o Governo de Portugal a fim de disponibilizar o apoio necessário ao acolhimento dessas pessoas. Estamos a mobilizar meios e a congregar vontades para cumprir esta missão. No entanto, para além das necessidades logísticas de acolhimento, torna-se fundamental conseguir uma alternativa de integração e trabalho para as pessoas deslocadas”, lê-se no documento.


Para atingir estes objetivos a autarquia apela “à sociedade civil para que conceda o apoio possível à logística de acolhimento e ainda à identificação de oportunidades de trabalho vincando que “para além da questão humanitária e solidária, os territórios de baixa densidade como os nossos, onde faltam pessoas e mão-de-obra, poderão ter aqui uma oportunidade não só de ajudar, mas também a de serem ajudados por um povo que foge da guerra e que é, maioritariamente, qualificado e trabalhador”.