PCP assinala 101 anos com jantar no Tortosendo

O PCP, no âmbito das comemorações dos 101 do partido, vai realizar um jantar de aniversário no Tortosendo.

A iniciativa está agendada para dia 26 de março pelas 20:00 na Escola EB 23 do Tortosendo, informa ainda a concelhia da Covilhã do PCP que organiza o evento.


No jantar participa João Ferreira, membro da Comissão Política do Comité Central do PCP.

Recordar que a 6 de Março de 1921, na sede da Associação dos Empregados de Escritório, em Lisboa, realiza-se a Assembleia que elege a direcção do PCP. Estava fundado o Partido Comunista Português.

Logo após a sua constituição, a «Junta Nacional» do PCP (designação então dada ao seu organismo dirigente) realiza uma série de reuniões.

“O Partido estabelece a sua sede na Rua do Arco Marquês do Alegrete, n.° 3, 2.° Dt.°. É aberta uma inscrição para o recrutamento de novos membros, atingindo-se em breve o milhar de filiados. Num Manifesto em que faz a sua apresentação pública, o Partido Comunista Português publica os 21 pontos da Internacional Comunista, que constituem a sua base política, afirmando assim também a sua adesão ao Movimento Comunista Internacional. Pouco depois forma-se também a Juventude Comunista”, pode ler-se na página oficial do partido sobre a sua criação.