Penamacor: Visita guiada “Por entre as ermidas desaparecidas”

A Visita Guiada e Encenada “Por entre as ermidas desaparecidas da vila de Penamacor”, que decorreu dia 26 de fevereiro, contou com a participação de 14 pessoas, destaca em nota de imprensa o Município, explicando que a atividade pretendeu dar a conhecer antigos vestígios e locais onde se ergueram templos cristãos e que se situavam dentro da vila de Penamacor.

Esta iniciativa, que arrancou e terminou no Museu Municipal, passou, ainda, pelo Largo de Stº Estevão, onde se encontrava a já desaparecida ermida de Stº Estevão; pelo Largo de Stª Maria do Castelo, onde estão localizadas as ruínas da Igreja de Stª Maria do Castelo; pelo Largo de S. João, local onde houve, em tempos, a Igreja de S. João; pelas capelas do Espírito Santo, de S. Sebastião e de Stº Cristo; pelo Largo de S. Brás, também local de uma antiga ermida; e pela Rua Major Bastos, local da desaparecida ermida de S. Francisco.


A Visita Guiada e Encenada contou com diversos momentos teatrais e musicais, com música da época, em guitarra, violino e violoncelo. Esta iniciativa inseriu-se no Programa Beira Baixa Cultural, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) e municípios integrantes, ação cofinanciada por fundos comunitários, através do Portugal 2020.