Fashion Revolution UBI: Dois dias para debater o poder económico da moda

Fashion Revolution é um movimento mundial que na Covilhã, na UBI, nasceu em 2017, para consciencializar os estudantes, consumidores e designers sobre o que “está por trás de cada peça”, explicou Solange Fernandes, docente da UBI e presidente da comissão organizadora do evento.

A 5ª edição do Fashion Revolution UBI, (FRUBI) com o tema “O Poder Económico da Moda” vai realizar-se a 27 e 28 de abril. O evento foi apresentado aos jornalistas ontem, numa conferência de imprensa que decorreu depois de uma marcha entre o Polo Principal da UBI e a Câmara Municipal da Covilhã, em que os participantes usaram roupas do avesso para chamar a atenção para o foco que devem ter as etiquetas da roupa e a transparência da moda, explicou Solange Fernandes.


“As grandes marcas e os retalhistas produzem muito rápido e em demasia, e manipulam-nos num ciclo tóxico de consumo excessivo. Enquanto isso, a maioria das pessoas que fazem as nossas roupas não são pagas o suficiente para atender as suas necessidades básicas. Além disso, já se sentem os impactos da crise climática – que a indústria da moda alimenta. Como cidadãos globais, todos temos o poder de agir”, alerta.

Doris Gonçalves, Mestranda em Design de Moda na UBI e embaixadora do Fashion Revolution explica que o evento foi pensado para alertar para esta realidade.

“Temos de consciencializar as pessoas para pensarem sobre o compramos, onde é que é feita a roupa, em que condições, quais os salários que recebem e também se valorizamos ou não a roupa que comparamos”, explica, vincando que “é preciso aumentar a longevidade das peças. Os designers têm que começar a pensar no fim de vida das peças e como é que elas podem ser reutilizadas. Todos nós, consumidores, temos que nos questionar como tratar melhor as peças e como aumentar a sua longevidade”, destaca.

Caroline Loss, que também integra a comissão organizadora desta 5ª edição do Fashion Revolution UBI, avança que ao longo dos 2 dias estarão na UBI investigadores, marcas e designers reconhecidos nacional e internacionalmente, para realizar diversos workshops, com o objetivo de mostrar “o que é ser um designer, pensando no real valor do produto final, não só abordando a questão dos produtos sustentáveis mas também a mão-de-obra sustentável”, apontando nomes como Marita Moreno, Valentim Quaresma, Marca Duarte, Dino Gonçalves e Daniela Pais.

A construção de novos materiais através do processo de filtragem; consultoria de imagem; sustentabilidade e impressão 3D; ilustração manual em vestuário e confeção de novos acessórios através do upcycling são alguns dos workshops, abertos à comunidade, que serão ministrados na UBI por especialistas e investigadores em cada tema.

Para além destas atividades, em maio, entre 17 e 23, estará patente no Serra Shopping uma exposição com as peças que foram realizadas para a edição de 2018, no âmbito de um desfile de moda sustentável, e que não se pôde realizar devido à pandemia.

Ao longo do ano serão ainda realizados outros workshops sobre estas problemáticas, frisa Caroline Loss.

O programa completo do evento e inscrições nas várias atividades estão disponíveis na página do evento nas redes sociais.