BVC: Luís Marques toma posse como comandante em cerimónia emotiva

A sessão solene de tomada de posse do novo comandante dos Bombeiros Voluntários da Covilhã, Luís Marques, realizada no domingo à tarde, ficou marcada por momentos de grande emoção, tanto na despedida do anterior comandante, Fernando Lucas, como na posse do atual, Luís Marques.

Fernando Lucas que entrou nos Bombeiros Voluntários da Covilhã a 21 setembro 81, passou para o quadro de comando em 2000, como adjunto, e em 2011 passou a comandante.


Na sua intervenção realçou as boas recordações, e as infelizes, dos mais de 40 anos ligado à corporação. Foi aqui que conheceu a esposa, sendo esta a sua situação mais feliz. Pela negativa destaca dois incidentes graves. Um acidente, em 96, onde se perderam 3 bombeiros e em que o próprio ficou ferido e a morte de um bombeiro num incêndio no Peso.

Descreve que no final de 2021 começou a pensar em passar ao quadro de honra, e depois de amadurecer a decisão, chegou à conclusão que estava na hora de sair, e sai, sentindo-se “um homem feliz, um bombeiro privilegiado e um comandante orgulhoso”, disse.

“Hoje entregarei com todo o gosto a responsabilidade de ser comandante ao meu amigo e adjunto Luís Marques. Ser comandante deste corpo de bombeiros foi uma honra e uma satisfação, dediquei todo o meu saber e devoção, por isso sou um homem feliz, um bombeiro privilegiado e um comandante orgulhoso. A minha ação foi baseada no exemplo, na responsabilidade, na transparência e na confiança”, destacou.

Realçou ainda que teve sempre o apoio de todos, desde corpo de bombeiros, comando, direção e funcionários, agradecendo a todos de forma emotiva.

A Vítor Pereira, presidente da CMC e responsável máximo pela proteção civil municipal, deixou um último apelo. “Não termine o seu mandato sem construir o monumento de homenagem ao bombeiro”, disse

Realçando que este “não é um adeus, é uma transição”, afirmou que “é doloroso deixar algo de que se gosta”, uma dor só atenuada porque sabe que o comando fica em boas mãos.

“Não te vou legar nada de bom, mas com sabedoria e respeito vais ser de certeza um grande comandante”. “Deposito em ti toda a confiança”, “sabes que a fasquia está elevada mas com a tua experiência tudo se tornará mais fácil. “Não é fácil deixar algo de que tanto se gosta. Dói. Mas ao mesmo tempo sinto um alívio dessa dor por saber que o cargo está bem entregue”, disse ao seu sucessor.

Luís Marques, no seu primeiro discurso enquanto comandante, dirigiu as primeiras palavras aos homens e mulheres que vai comandar, garantindo que “serão sempre o seu orgulho e sua principal preocupação” pedindo “empenho e dedicação”.

Realçou que “ser bombeiro é mais do que vestir uma farda”, “é querer estar preparado”, garantindo que “o foco tem que estar na formação”, não na profissionalização, no vínculo, tem que estar no treino.

Tomou posse como 15º comandante da corporação covilhanense e prometeu tudo fazer para engrandecer ainda mais a história da associação. Apontou como meta passar de 80 para 120 bombeiros, nos próximos 5 anos, uma “meta ambiciosa mas possível”, disse.

Um dos primeiros objetivos é de atingir, nos próximos 5 anos, a tipologia maior de um corpo de bombeiros, mais de 120. Mesmo com a crise de voluntariado traço este objetivo. Sem sonhos e metas nada somos”, frisou, explicando que pretende “acarinhar o corpo ativo e tentar captar novos elementos” para chegar a esta meta.

Comprometeu-se com “todos os covilhanenses” a trabalhar “de forma afincada” para que “o corpo de bombeiros esteja disponível” para todas as situações, afirmando que “o foco será sempre garantir o melhor socorro de pessoas e bens”.

Elogiou os seus antecessores e agradeceu tudo o que lhe ensinaram, principalmente o comandante Flávio que ” fez de mim o bombeiro que sou hoje”, destacou

Ao comandante Lucas, que lhe abriu a porta do comando, mesmo discordando muita vez, agradeceu os ensinamentos e elogiou o gesto.

“O pedido do comandante Lucas é dos gestos mais altruístas e de mais humildade, a que já assisti”. “O Comandante Lucas mostrou toda a humildade ao entregar a outro os destinos de um corpo de bombeiros”. “Saber sair é tão importante como saber entrar. Sai pela porta grande”, afirmou.

Sobre o ser comandante garante que chega “à sua cadeira de sonho”, afirmando que este “é o mais alto cargo que um homem pode ter”, afirmando que o conseguiu porque toda a sua vida trabalhou para tal e pelo caminho não atropelou ninguém.

Um discurso ainda mais emotivo quando agradeceu à família e pediu desculpas antecipadas pelas ausências que serão maiores a partir de agora.

Nesta sessão solene de tomada de posse do novo comandante usaram também da palavra o presidente da mesa da Assembleia Geral dos Bombeiros Voluntários da Covilhã, João Esgalhado, que agradeceu a Fernando Lucas pelo empenho e desejou a maior sorte ao novo comandante.

Joaquim Matias, presidente da direção da associação, aproveitou também o seu discurso para um agradecimento público a Fernando Lucas, avançando que este será homenageado em junho, durante o aniversário da corporação, pelos serviços prestados. “Não há palavras para exprimir a gratidão que há para com o comandante Fernando Lucas”, vincou, agradecendo também à esposa e filha pela compreensão nas ausências do comandante.

Sobre Luís Marques garante que a “escolha foi unânime nos órgãos sociais”, mostrando-se convicto que os BVC da Covilhã continuarão a tudo fazer “para que a população se sinta segura”.

“Luís Marques está disponível para escrever mais páginas de glória na associação, sabe da nossa exigência no cumprimento estatutário, mas também estamos sempre disponíveis para responder às vossas aspirações. Vamos continuar a trabalhar, a caminhar em paralelo, para que a segurança, proteção e socorro sejam sempre reconhecidos”, vincou.

Vítor Pereira, presidente da Câmara Municipal da Covilhã na sua intervenção agradeceu, em nome dos covilhanenses, ao comandante Fernando Lucas os anos de entrega, vincando que “foi gratificante” trabalhar com ele.

Sublinhou o “desapego” ao poder que teve ao tomar a decisão de passar ao quadro de honra. “Teve a lucidez de ver era altura de passar, a um jovem qualificado, experimentado e com enorme potencial a responsabilidade do cargo”, o que revela “o excelente ser humano que é”, sublinhou.

Sobre o novo comandante garante que é um “um homem com valor, determinação, garra e coragem” e com provas dadas, vincando que ao longo dos anos procurou formação académica com vista ao seu enriquecimento, tendo em vista o desempenho das suas funções, sempre com vontade de fazer mais e melhor.

Anunciou ainda que requisitou Luís Marques para exercer, em simultâneo, o comando municipal da proteção civil, substituindo no cargo Joaquim Matias.

O presidente da autoridade nacional de proteção civil aproveitou o momento para agradecer ao anterior comandante e felicitar o novo.

Ao comandante Lucas, disse “missão cumprida”, o melhor mérito que se pode reconhecer na resposta a emergências e no comando de homens. “Obrigado por ter sido um anjo da guarda”, disse.

Ao novo comandante, lembra que “os seus dias difíceis vão começar agora”, vincando que ser comandante “é a tarefa mais feliz, mas também a mais difícil”