Cultura: Escola Secundária Campos Melo vence concurso nacional do jornal PÚBLICO

Um grupo de alunos do 12ºB da Escola Secundária Campos Melo é um dos cinco vencedores da primeira edição do concurso “Vamos fazer um plano”.

O concurso resulta de uma parceria entre o Plano Nacional das Artes (PNA) e o PÚBLICO na Escola. Como o nome indica, desafia os alunos a “fazer um plano”, isto é, um trabalho pensado para ocupar duas páginas de jornal, tendo a cultura como tema central.


Os autores dos cinco trabalhos vencedores entrarão, agora, num processo de mentoria com jornalistas do PÚBLICO e verão, depois desse trabalho de edição conjunta, os seus planos publicados na edição impressa do jornal.

As propostas vencedoras denotam uma “proximidade à cultura local, criando, ao mesmo tempo, relações com o que vai além dos limites do seu território — de projetos internos de dinamização cultural a festivais de cinema, sem cisões entre cultura erudita e popular”, refere a organização.

Podiam participar no “Vamos fazer um plano” alunos, ou grupos de alunos, de todos os estabelecimentos de ensino do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário do continente, regiões autónomas e de escolas portuguesas no estrangeiro.

Nesta primeira edição participaram 71 trabalhos, submetidos por 43 escolas ou agrupamentos de escolas. “Ficamos muito contentes com a participação tão ativa das nossas escolas, dos alunos e professores. Estou certo de que no próximo ano será ainda maior o número de candidaturas”, antecipa o comissário do PNA, Paulo Pires do Vale.

Além da escola covilhanense, entre os vencedores encontram-se alunos do Agrupamento de Escolas de Castro Daire, Agrupamento de Escolas de Arganil, Agrupamento de Escolas de Colos (Odemira) e Escola Portuguesa de Moçambique.