Leonel Pontes: “Equipa” foi a estratégia para o sucesso

O treinador do Sporting da Covilhã, Leonel Pontes, disse ontem na sala de imprensa do Municipal Santos Pinto, após a vitória por 2-0 frente ao Alverca que ditou a manutenção da equipa na segunda Liga, que este objetivo foi possível graças “ao trabalho de equipa”, afirmando que “fortalecer” esse espírito foi um dos seus principais focos.

Recordando que quando chegou “encontrou uma situação difícil”, realça que “teve que haver espírito de sacrifício e criar um compromisso de equipa”. “Ninguém faz nada sozinho, e hoje demonstrou-se esse compromisso”, vincou, deixando “uma palavra especial aos capitães de equipa e aos adeptos”. “Os covilhanenses também estão de parabéns, foi um mérito de toda a gente. O clube tem uma estrutura pequena, mas altamente profissional, um clube centenário, que honra os seus compromissos, honesto, sério, que quer ganhar e manter vivo o futebol no interior do país”, descreveu o técnico.


Leonel Pontes, embora com alguns agradecimentos mais pessoais, vinca que “este é um trabalho de equipa. Não é meu, é da equipa técnica”, salientou. Descreve que desde que chegou à Covilhã estava ciente das dificuldades, afirmando que “avisou que desde o jogo com o Nacional, seria até à última”. “Mentalizei os jogadores disso mesmo”, disse.

Ao longo de toda a conversa com os jornalistas destacou sempre “o conceito de equipa”, vincando que “mostrar que ninguém é mais importante que a equipa” foi um ponto a que demorou a chegar, e um dos processos para atingir objetivos, os restantes passam pela coerência, rigor, trabalho ao longo da semana e ter uma ideia para defender ao longo do tempo. “Definimos depois de tudo isto que as 10 últimas jornadas seriam finais e desde aí nunca perdemos por mais de 1-0 e mesmo esses a maioria não merecíamos perder”, recordou

Quanto ao futuro Leonel Pontes foi ambíguo. Não esconde que gostou da cidade, do ambiente e do clube. Mas diz que até ao apito final do árbitro neste domingo não quis pensar em futuro. “O meu futuro era este jogo”, disse.

“Este jogo era fundamental, eu desliguei de tudo, vamos aguardar por novos dias, gostei muito destes seis meses, estou muito grato pelo convite que me foi feito, mas há muito tempo que não penso à frente. É dia a dia, jogo a jogo”, disse.