Independentes vencem eleições intercalares em Manteigas sem maioria absoluta

O movimento independente “Manteigas 2030” venceu ontem, dia 29 de maio, as eleições intercalares para a Junta de Freguesia de Santa Maria, no concelho de Manteigas.

Este movimento conseguiu 322 votos, enquanto que o PS obteve 200 votos e o PSD 194 votos.


Não tendo atingido o objetivo da maioria absoluta, os independentes revelam que iniciaram, após as eleições, “de forma aberta e transparente, conversações com os partidos da oposição”.

Tendo este movimento elegido diretamente o presidente da Junta de Freguesia (José Manuel Carvalho), propôs ao PSD “a possibilidade de ficar com 1 posição das 2 em aberto (secretário e tesoureiro), sendo que a escolha de quem seria a pessoa e a posição que ocuparia no executivo da Junta ficaria do lado do PSD”, revela. Em contrapartida, a outra posição em aberto seria ocupada por um dos eleitos pelo Manteigas 2030.

Esta proposta foi, no entanto, rejeitada pelo PSD, uma vez que a sua posição é de que “os dois lugares em aberto apenas poderão ser ocupados pelo PSD e pelo PS”.

O “Manteigas 2030” dirigiu, assim, uma proposta no mesmo sentido ao PS, tendo convidado Rui Carvalho a integrar o executivo. “Esperamos que a aceitem e que trabalhem connosco no sentido de criar valor para esta Freguesia. Queremos acreditar que o PS, que se apresentou a eleições em concorrência com o PSD, não irá rejeitar a nossa proposta pelo simples facto de o PSD não ser incluído na solução governativa. Caso contrário, teriam ido a eleições em coligação”, vinca o movimento independente.

Recorde-se que estas eleições intercalares resultaram da renúncia da lista mais votada nas últimas autárquicas, “Manteigas 2030”, por considerar “não ter condições para a manutenção do exercício das funções inerentes”. Após as eleições de setembro, a Assembleia de Freguesia só funcionou uma vez e o executivo não chegou a ser constituído, porque o PSD e o PS apresentaram uma proposta única para ocuparem os lugares de secretário e de tesoureiro, proposta não aceite pelo movimento independente.