“Português – Uma Língua sem Fronteiras” em debate na UBI

O projeto “Tecer a DiverCidade”, dinamizado pela Câmara Municipal da Covilhã em parceria com a Beira Serra e a CooLabora, promove em conjunto com o Departamento de Sociologia da Universidade da Beira Interior o evento “Português – Uma Língua sem Fronteiras”, no próximo dia 26 de maio, pelas 14:30h no Auditório I da Faculdade de Artes e Letras.

Neste encontro serão debatidas as dificuldades enfrentadas por estudantes internacionais e lusófonos com o idioma.


“O idioma português é língua oficial de 9 países. O idioma em comum, deve aproximar e não afastar. O português é um idioma amplo, transfronteiriço, com expressões e sotaques variados”, refere a organização, em nota de imprensa.

Estas e outras questões à volta da língua portuguesa estarão em discussão numa mesa-redonda composta por docentes e estudantes internacionais da Universidade da Beira Interior e representantes de comunidades estrangeiras a residir na Covilhã.

“Muitos alunos e alunas do Brasil, PALOP e do mundo lusófono em geral enfrentam dificuldades com o dito “português de Portugal”. Apesar das fonéticas, sintaxes, vocabulários, etc., serem distintos por vezes, estamos a falar e a escrever o idioma português. Não há um idioma português (escrito ou falado) melhor que o outro, pelo contrário, são essas nuances que enriquecem a língua”, explica a organização.

O evento é aberto à comunidade.