Dominguizo: Festa dos Farrapeiros “é fundamental” para economia local

O certame Farrapeiros, que durante três dias animou a freguesia do Dominguizo, é fundamental para a economia local, afirma o presente da Junta de Freguesia, José Matos.

Durante a emissão em direto da RCC no decorrer do evento, e com as ruas da localidade repletas, o autarca fez “um balanço muito positivo”, destacando que os lugares sentados na restauração estiveram lotados e a animação frente aos três palcos existentes foi permanente.


O presidente descreve que o certame leva “o nome da freguesia muito e longe e as pessoas acabam por vir visitar a freguesia”, salientando que a festa já está afirmada em toda a região.

Atualmente no Dominguizo já não existem Farrapeiros, mas todos os locais “têm orgulho nesta profissão” e no seu passado, frisa ainda o presidente, explicando que nos anos 40 e 50, a seguir à Segunda Guerra Mundial, quando havia dificuldade de emprego, os farrapeiros não ficaram em casa e foram à procura de melhores condições.

Ainda assim José Matos recorda que, a outro nível, no Dominguizo procura-se que todos façam reciclagem.

Recordar que o Dominguizo é conhecido como a “Terra dos Farrapeiros”, muito devido à importância da sua Indústria têxtil, nomeadamente na de reciclagem de trapos. Farrapeiro denominava os negociantes que compravam e vendiam todo o tipo de material que possa ser reciclado e reutilizado, existindo mesmo na povoação um monumento em homenagem a todos os Farrapeiros, bem como a festa anual.

(foto arquivo)